quinta-feira, 21 de junho de 2007

Reflexões - HEROES

"De onde vem essa busca? Essa necessidade de resolver os mistérios da vida, quando as mais simples questões podem não se respondidas?
Por que estamos aqui?
O que é a alma?
Por que sonhamos?
Talvez fosse melhor nem procurarmos. Não aprofundar. Não ansiar. (...)
Mas ainda nos esforçamos para fazer diferença... mudar o mundo, sonhar com esperança... Nunca tendo a certeza de quem encontraremos pelo caminho. Quem, dentre os estranhos vai segurar nossa mão, tocar nossos corações e compartilhar a dor de tentar?
Nós sonhamos com esperança. Nós sonhamos com mudança (...)
E então acontece.
O sonho vira realidade e a resposta para esta jornada, essa necessiade de resolver os mistérios da vida finalmente aparece como a brilhante luz de uma nova aurora.
Tanto esforço por um significado, um propósito... e no fim, nós encontramos isso em cada parte...
Nossa experiência compatilhada do fantástico e do mundano... a simples necessidade do humanos de encontrar seus antepassados para (...) saber dentro de nossos corações que não estamos sozinhos."

Este texto aparece no último capítulo da primeira temporada de HEROES. Mas, apesar de relacionar-se perfeitamnte com a história da série, este texto não fala só sobre pessoas com super poderes e seus questionamentos, suas vidas... fala de todos nós seres humanos, que fazemos parte da vida real e não de uma ficção, que lutamos com nossas dúvidas, nossos questionamentos e medos a cada dia...que também ansiamos por respostas, por mudança e por um mundo melhor... fala sobre nós, seres humanos que também queremos fazer a diferença e para isto precisamos ter fé e esperança...

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Espalhando Algumas Flechadas

No dia dos namorados - dia em que as pessoas dedicam-se ao amor e a falar sobre o amor sem tantos pudores, tantas ressalvas, eu recebi uma flechada... um"selo" dedicado aos blogs que falam sobre o amor. E agora, como eu poderia não presentear também outros blogs que tratam este tema de forma tão linda? Fiz uma pequenina lista dos blogs a quem eu dedico este presente e coloquei uma breve explicação de porque foram escolhidos.

Esbaforidas - Este é o Blog da Fabiana. É um blog novo, recente, assim como o meu... mas ela trata bem do amor... do amor por sua terra, do amor por seus amigos, do amor por sua família, do amor pela arte e cultura, do amor que quer ter a seu lado.

O Gato na Paisagem - Acabei de conhecer este Blog e estou muito encantada! O Blog possui dois autores que nos pesenteiam com belos textos e poemas... cada um deles mais parece uma declaração de amor... e acho que realmente o são. Vale a pena conhecer!

Coisas de Bruna - Como a própria Bruna se descreve, ela é uma mineira, apressada, ariana, geniosa, filha única e muito doce. E ela imprime sua personalidade neste Blog que, entre muitas outras coisas, fala do amor que preenche seu coração. Amor pelas pessoas, pela vida, pelas lembranças e por tudo o mais que tem de precioso em sua vida.

Claro, muitos outros Blogs poderiam ser aqui citados, mas estes são os que mais têm feito parte do meu dia-a-dia...

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Mais uma coisa linda da Adélia Prado

Encontrei Esta poesia da Adélia hoje...
Coisas bonitas e simples assim sempre me consolam o coração.

JANELA

Janela, palavra linda.
Janela é o bater das asas da borboleta amarela.
Abre pra fora as duas folhas de madeira à-toa pintada,
janela jeca, de azul.
Eu pulo você pra dentro e pra fora, monto a cavalo em você,
meu pé esbarra no chão.
Janela sobre o mundo aberta,
por onde vio casamento da Anita esperando neném, a mãe
do Pedro Cisterna urinando na chuva,
por onde vi meu bem chegar de bicicleta e dizer a meu pai:
minhas intenções com sua filha são as melhores possíveis.
Ô janela com tramela, brincadeira de ladrão,
clarabóia na minha alma,
olho no meu coração.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Recebi uma flechada!!!

Hoje recebi um presente bem legal: Uma flechada do cupido da Blogsfera. a flechada foi dedicada aos Blogs que falam sobre o amor e estou muito feliz por ter merecido tal presente.

Porém, o mais legal é que recebi tal presente de alguém que não conheço, a Mércia... ela é amiga da Bruna, do Coisas de Bruna... Gosto de ver como nossa vida e nossos relacinamentos são parecidos com uma grande teia da qual nem temos total consciência...estamos conectados a mais pessoas do que podemos imaginar e isto é realmente muito rico!

Em breve terei o prazer de espalhar a flechada entre outros Blogs que também o merecem.

terça-feira, 12 de junho de 2007

Dias dos Namorados...

Apesar de eu estar só e de neste dia dos namorados eu não ter ninguém ao meu lado para viver as delícias de um namoro, resolvi que esta data merce uma homenagem...

A bela música de Antônio Villeroy fala algo que nos alenta o coração: Amores são sempre possíveis!

Amores Possíveis

Antonio Villeroy

Sim, tudo agora está no seu lugar
O Universo até parece conspirar
Para que não seja tudo em vão
Tanto tempo esperando esse amor
Sim, parece até que nada em nós mudou
Tanta coisa a gente inventou
Pra chegar afinal onde sempre eu te quis
Ver chegar
Paixões que eu vivi como se fossem uma
A tua espera sempre foi assim
Contratos feitos com o tempo
Amores são sempre possíveis
Sim... Sim

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Acertar a direção dos pés...


Ás vezes os caminhos que escolhemos já não nos bastam, já não nos alegram, não nos saciam... é preciso acertar a direção dos pés, não desanimar. Saber que há outros caminhos a percorrer, outras curvas, outras paisagens, outras paixões, outras dores, outras alegrias, outros amores...

Leila Souza


Sinal dos Tempos

Antônio Villeroy

É preciso fazer uma canção
Um trato, uma entrega, uma doação
É preciso a chuva escura, a noite
A solidão
É preciso tudo agora
Um dissabor uma vitória uma confissão
A voz de um instrumento e a tua mão
Que nos faça acordar
Sim
Meias palavras não bastam
É preciso acordar
É preciso mergulhar mais que mil pés
Onde Netuno traça o rumo das marés
É preciso acertar a direção dos pés
Quando os velhos caminhos se esgotam
E os tempos não voltam
Não voltam
É preciso alcançar outra estação
Mesmo com sono mesmo cansado solto como um cão
É preciso o sol e a rua a tarde
A multidão
É preciso Atravessar lá fora
Um corredor um rio da história uma revolução
O caos de uma palavra nova, um sim e um não
Que nos faça acordar
Sim
Meias palavras não bastam
É preciso acordar
É preciso mergulhar...

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Bênção


O Senhor te abençoe e te guarde,
Mostre a ti o seu rosto
e tenha misericórdia de ti.
Volte para ti o seu olhar
e te dê a paz.
O Senhor te abençoe,
Frei Leão.


Benção que São Francisco escreveu de póprio punhopara Frei Leão. A invocação pessoal mostra a preocupação materna de Francisco por seu fidelíssimo amigo, pai, confessor e secretário.

terça-feira, 5 de junho de 2007

Khaled Hosseini


Recentemente Khaled Hosseini, autor de "O Caçador de Pipas" lançou seu novo livro nos Estados Unidos. A previsão é de que o livro chegue ao Brasil até final de Agosto, enquanto eu espero, vou falar um pouquinho de seu primeiro livro, O Caçador de Pipas.

Quando eu leio, é como se eu criasse um mundo paralelo onde a estória do livro está acontecendo. E eu entro nesse mundo, conheço os personagens, convivo com eles, me emociono com eles e quando são realmente especiais, sinto saudades deles. O Caçado de Pipas foi um livro que me marcou muito e seus personagens, pessoas que me surpreenderam, me ensinaram, me emocionaram... me cativaram!

O livro fala de algumas das coisas que são realmente importantes na vida: amizade, amor e perdão. Conta a estória de Amir e de Hasan, dois amigos que cresceam juntos - apesar de separados pelas classes sociais, e de como se perderam um do outro graças ao egoísmo de Amir. Mas conta também a busca de Amir pela redenção, pela correção do erro que separou-o do amigo e que traçou destinos diferentes e tristes para cada um deles, principalmente para Hasan... e por fim, fala do perdão - capacidade única daqueles que preservam setimentos puros e verdadeiros em seu coração e sabem o que é realmente importante.

Além de ser uma estória linda, seu pano de fundo - mais de duas décadas da história do Afeganistão - contribuiu consideravelmente para tornar-la interessante e para despertar ainda mais meu interesse. Foi uma leitura emocionante, que me arrancou muitas lágrimas!

Claro que há quem tenha lido e achado exagerado demais, dramático ou cinematográfico demais... Quanto a mim, aguardo ansiosa o lançamento de seu novo livro na espectativa de que Khaled Hosseini tenha mantido a mesma sensibilidade e intensidade em sua escrita.
Para saber mais sobre o autor e sobre suas duas obras, acesse seu site.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Pensamento do dia....


Esse negócio de pensamento do dia é meio brega, mas recebi esta frase por e-mail, e ela é bem legal...acredito no que está escrito aí. Então, que este seja o pensamento do dia!

"Você tem que cantar como se não precisasse de dinheiro, amar como você nunca fosse se ferir. Você tem que dançar como se ninguém estivesse olhando. E isso tem que vir do coração, se você quer que dê certo. "
(Autor desconhecido)

Estação sem trem?



Esta é a estação ferroviária da minha cidade. Esta foto foi tirada em 1917, há exatamente 90 anos atrás...

É impossível não sentir uma ponta de tristeza ao ver esta foto e saber que, em breve esta será uma estação sem trem.
Há um projeto em andamento para mudar o percurso do trem retirando-o de dentro da cidade.

O motivo? Bom, as pessoas têm pressa... não podem mais esperar por cinco minutos enquanto o trem passa, não podem suportar o engarrafamento de cinco carros enquanto o trem passa. As pessoas hoje estão cheias de pressa... tanto que se esquecem de valorizar as pequenas coisas...

Enquanto muitas e muitas cidades lutam para preservar sua história e suas característcas, restaurando monumentos, colocando em atividade as antigas ferrovias, há cidades que só se preocupam com os cinco minutos "perdidos" enquanto espera o trem passar.

Eu tive minha infância em uma fazenda e quando ia á cidade, tudo era novidade, tudo era mágico... mas nada era melhor que o trem! Eu gostava de ficar sobre a ponte e esperar que ele aparecesse na curva, com seu apito ensurdecedor e sua fumaça. E ficava lá, olhando ele passar sob meus pés imaginado mil coisas... os caminhos que ele já havia percorrido, as muitas cidades por onde havia passado, as muitas meninas que haviam parado no meio do dia para vê-lo passar... minha imaginação ia junto dele...

Concordo com Bruna, uma amiga também santoantoniense... certas coisas não precisavam mudar...

Adélia Prado, com sua alma mineira como nossa, entendia bem a beleza do trem...


Explicação de poesia sem ninguém pedir

Adélia Prado

Um trem-de-ferro é uma coisa mecânica,
mas atravessa a noite, a madrugada, o dia,
atravessou minha vida,virou só sentimento.

(in Bagagem)

Corpus Christ

Uma das minhas datas preferidas do catolicismo é o dia de Corpus Christ!!!

Acho especialmente bonito o fato das pessoas trabalharem para criar belos tapetes coloridos por onde passará o Corpo de Cristo.

O tapete, obra de arte de muitos Joãos, Marias, Lúcias, Josés - artistas que desconhecem fama - é destruído em poucos minutos, mas cumpre o seu papel de enfeitar o caminho por onde Cristo vem passando. Os artistas? Eles nem se importam de ver sua arte destruída... se alegram de ver o Corpo de Cristo passando pelos desenhos que suas mãos humanas criaram.

Em SAMonte, infelizmente, a tradição da procissão de Corpus Christ logo pela manhãzinha sofreu uma alteração e hoje acontece durante a tarde... Uma lástima!!! Eu me deliciava em acordar de madrugada, com o ar gelado batendo no rosto e me encontrar com um grupo de pessoas friorentas, mas animadas para modelar a serragem colorida. Eu sempre levava uma garrafa de café bem quentinho e assistíamos o sol nascer enquanto trabalhávamos na confecção dos tapetes a espera da vinda de Cristo.

Claro, a procissão ainda acontece. Ainda nos reunimos e trabalhamos, animados, na confecção dos tapetes... mas existia uma magia a mais quando isso era feito de madrugada... acho que a doação era maior, e assim, a alegria da doação também era maior...

Mas independente do horário, continuaremos a preparar, com o coração cheio de alegria, o caminho por onde passará o próprio Cristo.