quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Professorinha?

Mutos não sabem, mas eu fui normalista.Estudei magistério no segundo grau e cheguei até a lecionar para crianças.

Depois de um tempo concluí:

Lecionar para crianças (crianças mesmo, de no máximo 10 anos de idade) é algo muito legal e até estimulante, mas profissionalmente, não me realizaria.

Lecionar para adolescentes... definitivamente não me atrai, não me realizaria. Não tenho paciência suficiente para lidar com adolescentes, principalmente com os adolescentes de hoje em dia.

Lecionar em curso superior? Bem, esta é uma grande possibilidade que comecei a considerar e a desejar desde que me envolvi com pesquisa acadêmica e me aproximei mais deste "mundo acadêmico". Por esta razão, entre outras, pretendo ingressar em um bom mestrado num futuro próximo.

Está acontecendo na PUC Minas Arcos, a primeira Semana de Ciência e Cultura, evento que tem oferecido vários cursos, palestras, oficinas e espetáculos simultâneos para os alunos, funcionários e comunidade em geral. Fui convidada a ministrar, neste evento, um mini-curso sobre o tema que é foco de minhas pesquisas há mais de dois anos: estresse organizacional... uma ótima oportunidade para "experimentar" o papel de professora acadêmica.

O mini curso aconteceu ontem á noite e devo confessar que fiquei bastante surpresa com o público. Eu não havia sido informada do número de inscrições e, de repente, a sala foi-se enchendo... Considerando que, ao mesmo tempo vários outros eventos como mini cursos, oficinas e espetáculos estavam acontecendo, acho que tive um público muito bom! Foram mais de cinquenta pessoas me ouvindo.

Foi uma experiência ótima! Me senti quase em casa partilhando com aquelas pessoas o conhecimento que eu adquiri sobre estresse. A participação também me deixou muto feliz, as pessoas interagiram, questionaram, debateram... enfim... demonstraram interesse em tudo que estava sendo dito.

Depois desta experiência tão positiva, comecei a pensar que, de repente eu não estivese tão enganada quanto ao meu possível futuro profissional quando me tornei uma normalista...só ainda não tinha definido bem o foco.

Um comentário:

railer disse...

uau, fico feliz em saber disso!
e torço por você!