quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Meninos atores de ‘O caçador de pipas’ são perseguidos no Afeganistão

Fico imensamente triste em ver como tudo no oriente médio é difícil, como tudo acaba envolvendo sofrimento, revolta, ravia...

Exemplo disto é a notícia que acabei de ver sobre as crianças afegãs que participaram do filme O Caçado de Pipas. Após regressarem das gravações (feitas na china), eles começaram a ser preseguidos, suas famílias perderam os empregos e eles tiveram que fugir de suas casas com medo de atentados ou sequestros.

Tudo isto aconteceu por causa da cena em que Hassan, um garoto da etnia hazara e um dos personagens principais do livro e filme, sofre um estupro. Quem já leu o livro sabe que o acontecimento é determinante para todo o resto da história que é uma lição de amor, mas os conterrâneos hazaras sentiram-se ofendidos em sua honra e revoltaram-se.

O povo hazara afirma que a cena é "mais uma tentativa" de os subjulgar, de os diminuir e pediram que ela seja retirada do filme.

Não se sabe se este pedido será ou não atendido, mas não é esta a questão. É triste ver como este povo ficou endurecido e amargo.

Sei que a cultura ocidental é muito diferente e que se fôssemos criados naquela cultura talvez entendêssemos melhor as suas razões, mas acho que nada justifica a desumanidade e o desrespeito.

Fico realmente muito triste.

Se quiser, veja a notícia na íntegra
aqui

Nenhum comentário: