quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Minas não tem mar, mas...

Nossa Minas Gerais não tem mar, não é banhada pelas águas salgadas nem tem praias tropicais - marca comum do Brasil. Mas nossa Minas Gerais tem uma imensidão de belezas de diferentes cores, nuanças e tonalidades, variados cheiros e sabores.

Nossa Minas Gerais é banhada não pelo mar, mas pela cultura popular que guarda em si as riquezas e a memória de muitas décadas, muitos séculos: Lendas, festas, cantigas, crenças, tradições...história do povo mineiro de ontem e de hoje que se perpetuam pelas ruas das cidadezinhas históricas, pelas histórias contadas ao pé do fogão a lenha, pelas galerias de arte espalhadas em cada canto.

Eu sempre soube desta riqueza. Ela sempre fez parte de minha vida de mineira, mas é incrível como Minas Gerais nos surpreende com novas maravilhas ainda desconhecidas como o Inhotim - Centro de Arte Conteporânea!

"Inhotim é um lugar em formação, onde arte contemporânea e natureza se relacionam de forma especial. O Centro de Arte Contemporânea é uma instituição comprometida com a educação e o desenvolvimento cultural da comunidade.

Situado no município de Brumadinho, Minas Gerais, Inhotim ocupa uma área de 35 hectares de jardins – parte deles criada pelo paisagista brasileiro Roberto Burle Marx – e abriga extensa coleção botânica de espécies tropicais, bem como um acervo artístico. Além da arquitetura dos museus convencionais e dos parques de escultura, Inhotim oferece aos artistas a oportunidade de sonhar e produzir obras de realização complexa. Inhotim é um lugar para educação, meditação e deleite." (texto retirado da página oficial do Inhotim)

Foi mais uma bela surpresa da minha Minas Gerais! Um lugar tão belo, com uma estrutura impecável, obras de arte fantásticas e a natureza convivendo de forma totalmente harmônica com tudo isto!

Claro que, como todo mineiro, o Inhotim é muito hospitaleiro e recebe de braços abertos obras não apenas de mineiros, mas de artistas do Brasil e de todo o mundo que vêm proporcionar aos visitantes - Mineiros, Brasileiros e estrangeiros - momentos de pura cultura e beleza.

O nome? Bem, não poderia ser mais mineiro... Sua origem tem a seguinte explicação: no local que hoje abriga o Centro de Arte Conteporânea, antigamente havia uma fazenda de um senhor conhecido na região por "Senhor Tim"... com o tempo, "Senhô Tim"..."Inhô Tim"... Inhotim! Nada mais mineiro!

Visitem!Vale a pena!
Seguem algumas fotos de Inhotim.




Um comentário:

railer disse...

que bacana, deu vontade de conhecer mesmo! realmente minas é uma terra muito boa e se a gente pesquisar vai encontrar muitas outras coisas fantásticas assim!

beijos,
railer
ecleticool.blogspot.com