quarta-feira, 11 de abril de 2007

Álbum de recordações



Gosto muito de fotografias! Elas guardam imagens de momentos especiais, de pessoas especiais e assim, vão registrando e perpetuando a vida.


Mas quase sempre as imagens e momentos mais importantes não estão registradas nas fotografias, por serem também as imagens e momentos mais simples de nossa vida. Estes ficam em um outro álbum, mais pessoal, mais íntimo e mais delicado: o de nossa memória.


Tenho uma infindade destes momentos e imagens no meu álbum de recordações particular e ás vezes me lembro de que minha memória pode um dia me trair e apagar tais recordações. Seria muito triste se isto acontecesse, pois são as recordações mais caras e mais ternas que possuo. Então, para prevenir-me desta perda, farei aqui um breve registro para posteridade, uma lista de recordações.


Me perdoem os leitores que pensaram que estariam prestes a descobrir algum segredo lendo minhas recordações, mas são recordações de minha infância. Claro... já me perguntei porque são estas as mais importantes recordações de minha vida. A resposta? Bem, são elas que me dizem quem sou, de onde venho e são elas que me ligam ao que há de melhor e de mais puro em mim.


Álbum de Recordações:

  • Meu vestidinho amarelo de bolinhas pretas (de tecido quente e áspero que me enchia de coceiras aos três anos de idade);
  • A trepadeira enorme (aos meus olhos) da casa do vovô;
  • A casa do vovô;
  • O filtro de água dentro do banheiro na casa do vovô;
  • O pé de jambo na casa do vovô;
  • Beber água no córrego antes da casa o vovô usando folha de árvore;
  • Pedras brilhantes no caminho da casa do vovô - mala cacheta (!?)
  • A bica de água na casa da tia Maria;
  • O Café doce da casa da tia Maria;
  • O ralo de mandioca na casa da tia Maria (para fazer farinha);
  • Andar a cavalo pela pastagem á tardinha;
  • Ia á casa do vovô de carroça em noite de lua clara;
  • Noites de lua clara;
  • A bica dágua no quintal da cozinha;
  • Passear na nascente de água aos domingos com minha mãe;
  • Banho de rio;
  • Pingos de chuva na soleira da porta e na beira do paiol;
  • Ir para a cidade em caminhão leiteiro;
  • Molhar a cozinha antes do almoço para "refrescar";
  • Levar comida para meu pai na roça (e comer toda a comida dele);
  • Brincar de sombras na parede á luz de velas e lamparinas;
  • Tempestade na roça;
  • Caminho da escola na roça;
  • Chupar jabuticaba no pé;
  • Aguar a horta á tardinha com "cuia de cabaça";
  • Brincar de roubar bandeira na terra vermelha do pátio da escola;
  • Arrumar a capela com a Conceição;
  • Visitas do Padre Luciano na roça;
  • Chupar amoras na casa do Gabriel;
  • Mola maluca;
  • Chupar cana;
  • Sentar no chão frio do alpendre na roça;
  • A cozinha enorme (só aos meus olhos ) da minha casa na roça;
  • Dia da mudança para a cidade;
  • Imagem da cidade á noite no dia da mudança;
  • Primeira manhã na cidade;
  • Meu cobertorzinho de ursinho verde;
  • Colocar refrigerante dentro do rio para gelar (antes de comprar a geladeira);
  • ...Muitas outras lembranças que, agora, meu coração não quiz sussurrar no meu ouvido... e muitas saudades....

2 comentários:

Maravilhas do Mundo... disse...

Leilinha, nem sei bem como deixar esse comentário, pois ainda não sei "brincar", de blog... rs...
Mas tenho q dizer, o qto foi emocionate, de verdade, ler sobre sua infância... Você realmente, é uma pessoa mto querida e especial, como uma pessoa que gosta de verdade de você, aconselho o seguinte: sempre q se sentir, deprimida, chateada, sem chão... pare um pouquinho e pense em qtas coisas maravilhosas vc ja viveu e ainda tem pra viver...Parabens pelo Blog, está lindo... tudo de bom...
Bjos

Anônimo disse...

Leila, parabéns pelo Blog! Está bonito, tanto na forma como no conteúdo.

Em especial, este post. Deu até vontade de fazer uma lista igual.