quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Simbolismos

Engraçado como, sem perceber, começamos a associar emoções, sentimentos e lembranças ás coisas que nos cercam transformando-as em símbolos importantes em nosso dia-a-dia.

No ipê amarelo residem muitos significados e símbolos importantes pra mim tais como a esperança e a renovação.


Á cada ano, quando, inesperadamente, surgem os ipês amarelos floridos, lembro-me que tudo se renova e que, sem que se perceba, a vida traz coisas novas, coisas lindas para nós!

Encontrei a poesia abaixo que traduz perfeita e lidamente o que os ipês amarelos significam pra mim:

Ipê Amarelo

As flores amarelas
do Ipê amarelo
banham o raiar do dia
e sorriem...Sorriem desafiando
nuvens cinzas de amarguras
sorriem dissipando chuvas de agruras
sorriem trazendo os sóis de venturas
Assim me recebem
as flores amarelas
do Ipê amarelo...
Vigia da minh'alma
Não há como não amá-las:
as flores amarelas do Ipê amarelo!

Autor: João Batista Lago



4 comentários:

Anônimo disse...

Hola!, muy buen blog, esta barbaro, voy a seguir pasando, q andes bien, saludos, pasa por el mio cuando gustes


Luis

Mondo Gatto disse...

Eu adoro ipê... eles são tãooo silenciosos e um dia, de repente, lá estão suas flores linnnndas! Aqui em frente de casa tem um amarelo. Todos os dias abro a janela para ver a quantas andam as flores! Bjo.

Bruna disse...

Rubem Alves é fã dos ipês. E eu, como fã do Rubem Alves, já li muitas coisas lindas sobre os ipês.

Uma que me deixou intrigada foi uma crônica onde ele contava que uma senhora mandou cortar o ipê do seu quintal pra não ter que varrer mais as flores que caiam sempre e que sujavam o chão. Não lembro exatamente o que ele escreveu, revoltado. Mas sei que ele quis dizer que cada um encara o ipê de um forma. Pra uns é uma bênção de renovação, de alegria, de vida. Para outros é só mais uma sujeira do mundo.

É o que eu digo: os dias são sempre os mesmos... o que muda são os nossos olhos. ;-)
Sempre seguindo o segredo... :-)

Beijos.

railer disse...

ipês são bonitos, mas faz tempo que não vejo um