segunda-feira, 4 de junho de 2007

Estação sem trem?



Esta é a estação ferroviária da minha cidade. Esta foto foi tirada em 1917, há exatamente 90 anos atrás...

É impossível não sentir uma ponta de tristeza ao ver esta foto e saber que, em breve esta será uma estação sem trem.
Há um projeto em andamento para mudar o percurso do trem retirando-o de dentro da cidade.

O motivo? Bom, as pessoas têm pressa... não podem mais esperar por cinco minutos enquanto o trem passa, não podem suportar o engarrafamento de cinco carros enquanto o trem passa. As pessoas hoje estão cheias de pressa... tanto que se esquecem de valorizar as pequenas coisas...

Enquanto muitas e muitas cidades lutam para preservar sua história e suas característcas, restaurando monumentos, colocando em atividade as antigas ferrovias, há cidades que só se preocupam com os cinco minutos "perdidos" enquanto espera o trem passar.

Eu tive minha infância em uma fazenda e quando ia á cidade, tudo era novidade, tudo era mágico... mas nada era melhor que o trem! Eu gostava de ficar sobre a ponte e esperar que ele aparecesse na curva, com seu apito ensurdecedor e sua fumaça. E ficava lá, olhando ele passar sob meus pés imaginado mil coisas... os caminhos que ele já havia percorrido, as muitas cidades por onde havia passado, as muitas meninas que haviam parado no meio do dia para vê-lo passar... minha imaginação ia junto dele...

Concordo com Bruna, uma amiga também santoantoniense... certas coisas não precisavam mudar...

Adélia Prado, com sua alma mineira como nossa, entendia bem a beleza do trem...


Explicação de poesia sem ninguém pedir

Adélia Prado

Um trem-de-ferro é uma coisa mecânica,
mas atravessa a noite, a madrugada, o dia,
atravessou minha vida,virou só sentimento.

(in Bagagem)

Nenhum comentário: