segunda-feira, 4 de junho de 2007

Corpus Christ

Uma das minhas datas preferidas do catolicismo é o dia de Corpus Christ!!!

Acho especialmente bonito o fato das pessoas trabalharem para criar belos tapetes coloridos por onde passará o Corpo de Cristo.

O tapete, obra de arte de muitos Joãos, Marias, Lúcias, Josés - artistas que desconhecem fama - é destruído em poucos minutos, mas cumpre o seu papel de enfeitar o caminho por onde Cristo vem passando. Os artistas? Eles nem se importam de ver sua arte destruída... se alegram de ver o Corpo de Cristo passando pelos desenhos que suas mãos humanas criaram.

Em SAMonte, infelizmente, a tradição da procissão de Corpus Christ logo pela manhãzinha sofreu uma alteração e hoje acontece durante a tarde... Uma lástima!!! Eu me deliciava em acordar de madrugada, com o ar gelado batendo no rosto e me encontrar com um grupo de pessoas friorentas, mas animadas para modelar a serragem colorida. Eu sempre levava uma garrafa de café bem quentinho e assistíamos o sol nascer enquanto trabalhávamos na confecção dos tapetes a espera da vinda de Cristo.

Claro, a procissão ainda acontece. Ainda nos reunimos e trabalhamos, animados, na confecção dos tapetes... mas existia uma magia a mais quando isso era feito de madrugada... acho que a doação era maior, e assim, a alegria da doação também era maior...

Mas independente do horário, continuaremos a preparar, com o coração cheio de alegria, o caminho por onde passará o próprio Cristo.

Nenhum comentário: